Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de 2015 – 1

CERVA TOISS

Este trabalho apresenta um aplicativo Android para informar o valor das cervejas em estabelecimentos comerciais, através de informações geradas por usuários ou do próprio estabelecimento. Este aplicativo facilitará o dia a dia dos consumidores, informando à eles a cerveja com o valor mais acessível e a localização de cada estabelecimento. Para sua implantação foram utilizadas algumas tecnologias, sendo elas JAVA, Android e PostgreSQL para armazenamento dos dados.
Aluno(s): Daniel Teixeira Braga
Palavras-chave: Cerveja,Estabelecimento, JAVA,Android
Download


SISTEMA PARA CONTROLE DE CABANHAS

Este trabalho é um desenvolvimento de um software que integra a tecnologia com o serviço do campo. A ideia é qualificar os trabalhadores do campo para facilitar sua rotina diária sendo que todos seus afazeres e compromisso estão salvos no sistema e não mais de forma manual buscando-se mais qualidade para os trabalhadores, visto que o sistema servirá como um tutor nas tarefas diárias e acompanhamento de processos das mesmas. Este sistema é composto por um gerenciamento de serviço que é executado pelo funcionário responsável pela administração da cabanha os serviços serão vacinas, tratamentos, trabalhos diários entre outros relatórios e consultas que ira facilitar o gerenciamento.
Aluno(s): Leticiane Nágera Salles
Palavras-chave: cabanhas, JAVA.
Download


SISTEMA DE GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

O presente trabalho se destinou a desenvolver um sistema onde possa ser realizado o gerenciamento do capital intelectual de uma instituição. “Capital Intelectual é o nome dado a toda a informação, transformada em conhecimento”. (Wikipédia, 2015) Este sistema visa proporcionar uma maior agilidade e clareza no controle de horas de treinamentos dos colaboradores bem como um calendário de cursos da instituição, a fim de que seja gerenciado o planejamento educacional. Com isso, possibilitando um efetivo controle do aperfeiçoamento do capital intelectual da organização com vistas à educação permanente e continuada.
Aluno(s): Luisiane Pereira Costa Pinto
Palavras-chave: Capital intelectual, treinamento, cursos.
Download


Busca Certa Combustíveis

Este trabalho apresenta um Sistema WEB e um Aplicativo Android para informar o valor dos combustíveis da cidade de Pelotas. Este sistema facilitará o dia a dia dos usuários informando o valor dos combustíveis e a localização de cada posto da cidade. Para sua implantação foram utilizadas algumas tecnologias, sendo elas JAVA , JSF, Android, PostgreSQL e SQLite para armazenamento dos dados.
Aluno(s): Luma Melo Borges
Palavras-chave: Combustível, Postos, JSF, Android.
Download


EIMOBILE – Instituições de Ensino Mobile

Este trabalho apresenta canal de acesso à informações para os alunos através de uma ferramenta na plataforma Android, que possibilitara aos alunos consultar suas atividades na instituição de ensino.

Este aplicativo visa proporcionar aos alunos uma maneira mais prática e rápida de acesso as suas informações, através de seus smartphones com sistema android, pensando que não é sempre que estamos com acesso a notebooks e outros meios, para acesso a estas informações.
Aluno(s): Miguel Aguiar Barbosa
Palavras-chave: Aplicativo Android, Web Service, Alunos Mobile.
Download


AutoCasa

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a especificação e implementação de um protótipo para controle de automação residencial à distância, utilizando dispositivos que se conectam à web e a um micro controlador Arduino. Esse conjunto de dispositivos tem como objetivo automatizar a iluminação, horta, piscina, ventiladores, persianas, portas e portões de uma residência, facilitando e dinamizando sua utilização pelos usuários. Para isso são necessários dispositivos que se conectem à web e a um hardware micro controlador Arduino para ler dados enviados pela rede, e uma maquete residencial para a representação de uma casa. O dispositivo acessará a página da web; logo após, o usuário fará uma ação apertando um botão nesse dispositivo e enviando uma sequência de ações ao micro controlador, que realizará a função desejada. Todas essas ações serão representadas em uma maquete.
Aluno(s): Renan Pinto Moreira
Palavras-chave: Automação Residencial, Arduino, Web, HTTP.
Download


Trabalhos de 2014 – 2

Sistema de pedidos com técnicas de recomendação

Este trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema de vendas online de uma loja de varejo que faça uso de técnicas de recomendação. As técnicas de recomendação que serão usadas consistem de variações das abordagens baseada em conteúdo e colaborativa. No sistema proposto, os interesses dos usuários serão descobertos considerando o histórico de navegação dos mesmos e no histórico de pedidos. Parte-se de uma ideia de uso de Sistemas de Recomendação e suas abordagens. O sistema é alimentado de acordo com técnicas de mineração de dados, disponibilizadas na ferramenta WEKA. Como o foco do trabalho está no uso de técnicas de recomendação, alguns aspectos relacionados a vendas online, como efetivação do pagamento via cartão de crédito ou controle de estoque, não são implementadas como funcionalidades do sistema.
Aluno(s): Aníbal di Primio
Palavras-chave: vendas online, recomendação, conteúdo, colaborativa, e-commerce.
Download


OSSYS Sistema de Ordem de Serviço

O OSSYS, é um sistema de ordem de serviço desenvolvido para gerenciar e controlar os serviços prestados por empresas. O principal objetivo é tornar o serviço prestado pela empresa ao cliente, o mais transparente e visível possível, notificando o cliente a cada alteração na ordem de serviço. Para o desenvolvimento deste sistema foram utilizados alguns recursos pontuais das normas do cobit e itil, que atualmente estão entre as normas mais conceituadas no mercado, para auxiliar a transparência entre cliente e empresa.
Aluno(s): Felipe da Silva Koetz
Palavras-chave: CobiT, ITIL.,Ordem de serviço, transparência, controle.
Download


SCANFACE

O Scanface apresenta um algoritmo que tem como finalidade captar, através de imagens coletadas por uma webcam, a face do usuário, sua boca, nariz e olhos, buscando interpretar suas expressões, retornando as emoções alegria, tristeza, raiva, medo, repulsa e surpresa.

O algoritmo faz uso de bibliotecas como OpenCV e métodos como Viola-Jones para determinar as áreas correspondentes à face, utilizando-se também do sistema psicológico de codificação facial (FACS) para determinar, através dos movimentos musculares, qual a emoção correspondente a imagem capturada do usuário.
Aluno(s): Rodrigo Fernandes de Lima
Palavras-chave: Computação Visual, Identificação de Expressão Facial, Computação Afetiva.
Download


Trabalhos de 2013 – 2

LADDERING-SAAS

Este trabalho tem por objetivo principal implementar um sistema na plataforma web, o qual deverá gerar uma versão SaaS, software como serviço, de um programa anteriormente disponível para o método Laddering. O método Laddering é muito utilizado na área de marketing, buscando compreender o comportamento do consumidor. Neste sentido, esta proposta Laddering-SaaS deverá dar todo suporte para que os pesquisadores e usuários em geral, possam registrar e processar seus dados com privacidade e autonomia, bem como possibilitar a exportação de dados, visualização em gráficos e sobretudo a geração do Mapa Hierárquico.
Aluno(s): Aluizio Nazareth Costa Júnior
Palavras-chave: SaaS, Laddering, Mapa Hierárquico.
Download


SISTEMA PARA GESTÃO DE CRIATÓRIOS

Este trabalho apresenta uma proposta de desenvolvimento de um software que integra a tecnologia com o serviço do campo. O objetivo geral deste trabalho é conceber um sistema para efetuar o controle de criatórios de animais. Este sistema se utilizará de um gerenciamento dos serviços executados pelo veterinário responsável na administração do seu respectivo criatório, entre eles, cirurgias, consultas, vacinas, ferrageamento, casqueamento entre outros, através de relatórios e consultas que facilitarão efetuar esse controle. Como tecnologias utilizadas para a implementação do mesmo, serão utilizados JAVA, JSF, JPA, armazenando em banco de dados PostgreSQL.
Aluno(s): Cláudio Antônio Maraninchi Leite
Palavras-chave: Criatórios, Veterinário, JSF
Download


PLATAFORMA PARA HOSPEDAGEM DE VÍDEOS GRAVADOS

Este trabalho de conclusão de curso consiste em desenvolver um sistema que sirva como uma plataforma de vídeos onde permita a hospedagem e o gerenciamento de vídeos gravados e também auxilie na integração dos mesmos no ambiente escolhido pelo usuário. O sistema pretende tornar mais fácil a experiência dos usuários com vídeos na internet tanto no armazenamento quanto na visualização. Com o propósito de auxiliar na demonstração da incorporação dos vídeos armazenados no sistema, foi desenvolvido um ambiente onde é possível assisti-los.
Aluno(s): Giovanni Becker de Mello
Palavras-chave: Plataforma de vídeos, hospedagem, vídeos gravados, integração
Download


LET’S RUNNING

O trabalho apresenta como objetivo a criação de um aplicativo para a plataforma Android, onde terá como o seu foco principal o controle das atividades físicas realizadas por seu usuário, mais especificamente nas áreas de exercícios aeróbicos como caminhada, corrida e ciclismo, sempre demostrando ao usuário as evoluções do mesmo nos exercícios. Este aplicativo visa melhorar as condições físicas de seus usuários, ajudando os mesmos a adquirirem uma vida mais saudável e, também, auxiliar os mesmos a conquistar objetivos próprios como a obtenção de um melhor preparo físico e perda de peso, por exemplo. Desta forma, o aplicativo ajuda o usuário a controlar a sua evolução nas atividades, podendo comparar com as atividades anteriores através de um histórico e assim, tentar melhorar seu desempenho.
Aluno(s): Guilherme Carvalho Gehling
Palavras-chave: Aplicativo Android, Exercícios físicos, Controle de Atividades
Download


CLASSIFICADOS MÚSICA PELOTAS

Este trabalho consiste em um aplicativo para facebook, no qual permite músicos gerarem anúncios buscando outros músicos com o intuito de formar uma nova banda ou integrar uma banda já existente, que necessite de um novo integrante. Os músicos quando entram no aplicativo pela primeira vez, escolhem os estilos musicais e instrumentos que tem maior interesse, o aplicativo se encarrega de recomendar anúncios de acordo com o perfil do músico. O Facebook possui alguns grupos que funcionam de maneira semelhante, mas que não mostram os anúncios de acordo com o perfil do músico, visualizando alguns anúncios que não são de interesse. O aplicativo permite que músicos anunciantes criarem anúncios de maneira simples no qual será apontado diretamente para outros músicos com o perfil mais indicado para o anúncio criado, possibilitando que essa informação chegue mais rápido ao destino final e o anúncio se conclua.
Aluno(s): Gustavo Martins Knopp
Palavras-chave: Facebook, Aplicativo, Heroku
Download


SICON SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO CONDOMINIAL

Segundo o SECOVI ZONA SUL/RS, sindicato da habitação na nossa região, existe hoje cerca de 1.300 condomínios associados, o que representa entorno de 50% dos edifícios construídos e habitados na zona sul. Do total presume-se que apenas 30% estão vinculados a administradoras. A aplicação do SICON é voltada aos síndicos de condomínios que tratam pessoalmente das tarefas de gerenciamento do mesmo. O que chamamos no mercado de autoadministração. A ideia é qualificar a administração particular do edifício permitindo aos síndicos uma gestão profissional, buscando os mesmos resultados conseguidos pelas administradoras. Permitir que o condômino, uma vez eleito síndico, possa dar continuidade ao trabalho do seu antecessor sem dificuldades, visto que o sistema servirá como um tutor nas tarefas diárias de geração e acompanhamento de processos e demonstração de resultados aos demais moradores.
Aluno(s): ISMAEL MACHADO DA SILVA
Palavras-chave: condomínio, administração, java, internet, sistema
Download


Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

O gerenciador de conteúdo tem como principal objetivo a facilidade de atualizações e modificações no site a cargo do próprio usuário, sendo dispensável que o usuário tenha conhecimento em programação. Com o gerenciador, o usuário tem total autonomia para criar e gerenciar, com as funções de incluir, editar, excluir, um álbum de fotos, uma mídia (imagem), uma notícia, Links (Links no menu), uma palavra-chave, cabeçalho, notas de rodapé, um contato, o newsletter (boletim de novidades). O software é utilizado para atender qualquer empresa, com ramos diferentes, ou seja, ele é um sistema multi empresa, onde diferentes empreendimentos podem utilizar o mesmo sistema.
Aluno(s): Luã Castro Neves
Palavras-chave: gerenciador, usuário, atualizações, newsletter
Download


RECONHECIMENTO E LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS

Apresentamos neste trabalho os resultados do desenvolvimento de um software que irá realizar a identificação e a localização de pessoas no interior de um ambiente real, e representa-las em um ambiente virtual. A identificação será realizada através de reconhecimento facial e a localização através de um conjunto de sensores gerenciados por um microcontrolador. Durante a apresentação deste trabalho, será exposta uma série de tecnologias e equipamentos que foram utilizados para a captura de dados e sua transmissão, que foi realizada baseada no protocolo Hypertext Transfer Protocol (HTTP).
Aluno(s): LUIS AUGUSTO LEAL ANDERSON e VICTOR GONÇALVES DA SILVA ANTONIAZZI
Palavras-chave: Reconhecimento facial, Sensores, Microcontrolador, HTTP
Download


Cadê Meu Ônibus?

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o desenvolvimento do sistema intitulado “Cadê meu ônibus?”. O sistema tem como destino atender as necessidades dos usuários e das empresas do transporte coletivo. Com este software os usuários do transporte terão acesso às informações de localização dos ônibus em tempo real. A principal função do sistema é mostrar a posição do veículo através de uma aplicação Android. Também conta com opções de localizar as paradas de ônibus, mostrar qual a distância que o veículo se encontra e qual o tempo estimado até o usuário.
Aluno(s): Matheus Dittgen Xavier
Palavras-chave: Cadê meu Ônibus, software, Android, posição veículo, transporte coletivo, controle e segurança
Download


Sistema de Controle de Viaturas

O objetivo deste projeto é a implementação de um novo sistema para a SOP (Sala de Operações) do 40 BPM (Batalhão de Policia Militar) da Brigada Militar, oferecendo uma atenção maior para a parte de controle de viaturas, auxiliando o radio operador a ter um melhor controle das viaturas. O sistema permitirá que o radio operador tenha um melhor controle das viaturas, sabendo sua situação atual, podendo assim escolher a melhor viatura para o atendimento da ocorrência. O sistema será desenvolvido utilizando a linguagem de programação PHP, Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados MySQL e o servidor de web Apache.
Aluno(s): Pablo Wasculewsky de Matos
Download


SSBD SISTEMA DE SINCRONIZAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Durante uma atualização de sistema ou uma adição de alguma funcionalidade geralmente a base de dados sofre alguma mudança, assim acarretando ao desenvolvedor a atualização das bases utilizadas pelos clientes, este processo pode ser demorado e desgastante dependendo do número de clientes e também pode ocasionar erros por ser um trabalho manual. O Sistema de Sincronização de Banco de Dados(SSBD) consiste em um sistema de comparação de bases de dados, onde o mesmo realiza as tarefas de comparação e sincronização de duas bases, mantendo seus dados ilesos e seus esquemas idênticos. Outro recurso do sistema é a realização de um backup do esquema da base de dados selecionada e a restauração da mesma. O sistema foi desenvolvido em Java utilizando a API do NetBeans, com o objetivo de se tornar um plugin para a ferramenta NetBeans IDE.
Aluno(s): Renan dos Santos Hartwig
Palavras-chave: banco de dados, NetBeans, esquemas, backup, plugin
Download


Trabalhos de 2013 – 1

UM SISTEMA PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ARTIGOS DA WIKIPÉDIA ESCRITOS EM PORTUGUÊS

Este trabalho apresenta a criação de um sistema Web para a avaliação de artigos da Wikipédia. O sistema receberá como entrada a URL do artigo e analisará características presentes no texto bem como outros indicadores disponíveis na Wikipédia sobre os artigos (como o número de revisões, por exemplo) de forma a avaliar sua qualidade segundo critérios específicos. A saída do sistema consistirá de informações sobre a qualidade do artigo avaliado. Estas informações irão compor um dashboard, isto é, um painel com indicadores de qualidade de um artigo da Wikipédia. Esta informação sobre a qualidade dos artigos assume relevância tanto para usuários que editam ou revisam textos da Wikipédia quanto para os que apenas consultam estes artigos. Neste sentido, cabe ressaltar que o conteúdo da Wikipédia vem sendo utilizado por um grande número de usuários que nem sempre estão cientes da qualidade do material disponível e/ou não possuem o conhecimento necessário para realizar sua avaliação. Os indicadores de qualidade utilizados foram identificados em trabalhos de outros autores que procuraram definir indicadores para avaliação automática da qualidade de artigos da Wikipédia.
Aluno(s): Robledo Gularte Gonçalves
Palavras-chave Análise Automática de Textos, Qualidade de Textos, Wikipédia
Download


Trabalhos de 2012 – 2

Imóveis Estudantes – Aplicativo Facebook

Este trabalho de curso consiste em uma aplicação web, integrada com a rede social facebook, para anúncios de imóveis para estudantes. O projeto proposto é simples e sua função basicamente é auxiliar na busca e na divulgação de imóveis, tais como, pensionatos e quartos para dividir em apartamentos, voltado principalmente para os jovens estudantes, que vem de fora da cidade e procuram um lugar para morar na cidade de Pelotas. Visto que a grande maioria dos estudantes vem de outras regiões e não conhecem a cidade, o projeto além de ser integrado com a rede social, o que causa maior visibilidade, também é integrado com o Google Maps facilitando a localização do imóvel.
Aluno(s): Amanda Amaral Taddei
Palavras-chave facebook, imóveis, estudantes, Google Maps.
Download


PROJETO DE SOFTWARE IDENTIFICADOR DE CÉDULAS

Com o intuito de melhor utilizar os recursos da informática para auxiliar, com funções repetitivas, e que possam trazer prejuízos, seja pela não aplicação de regras ou mesmo de forma inadequada, optou-se em automatizar o processo de reconhecimento e validação de cédulas de dinheiro. Trata-se de um algoritmo de processamento de imagem que é capaz de identificar cédulas de dinheiro verdadeiras além de fornecer a informação quanto aos testes realizados. O processo de verificação tem início a partir da solicitação do usuário, assim, o sistema aplica filtros para destacar cores características, formas e disposições das gravuras. Com este processo concluído, ele segmentará a cédula de forma a aplicar sete dos onze testes descritos na cartilha das novas notas de Real distribuído pelo Banco Central Brasileiro. Sendo assim, este software tem como intuito trazer benefícios diretos para o cliente como diminuição do tempo empregado na validação, diminuição no risco de recebimento de cédulas falsas além de benefícios indiretos, como melhoria na qualidade de atendimento aos clientes e da visibilidade da marca da empresa.
Aluno(s): Anderson da Rosa Carrett
Palavras-chave identifier, banknotes, edge detection, automation
Download


CLICK LIST: GUIA DE LOCAIS E SERVIÇOS

Este trabalho tem como objetivo proporcionar aos usuários um guia de locais e serviços onde seja possível o acesso a informações pertinentes sobre diversos locais a fim de proporcionar rapidez, facilidade de comunicação e soluções para suas necessidades. Como forma de aprimorar o acesso e fazer com que o sistema possua uma base sólida e confiável, este projeto será implementado em duas aplicações para que com isso usuário tenha acesso a estas informações de forma mais dinâmica e prática. Este projeto será implementado em dois módulos: Aplicação para Web e Aplicação para Android. A Aplicação Web está voltada ao cadastro, gerenciamento e visualização de informações dos locais cadastrados. Esta Aplicação está voltada, principalmente, aos usuários que desejam divulgar a sua empresa ou o seu negócio. Já a Aplicação Android possui foco em disponibilizar aos usuários informações sobre diversos locais e empresas, sendo um guia que proporciona visualização no mapa, avaliação de locais por outros usuários, links para redes sociais; ampliando, assim, a interatividade entre o local e o usuário. O responsável pela comunicação entre ambas as Aplicações será um WebService do tipo Restful, o qual é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes.
Aluno(s): André Guimarães Alves
Palavras-chave Guia, locais, serviços, Android, Web, WebService.
Download


SISLOG – Sistema de Logística

Este trabalho tem como finalidade demonstrar o desenvolvimento do sistema intitulado SISLOG (Sistema Logístico) destinado a atender as necessidades da empresa ReciclaSul Logística Reversa em relação a informatização dos serviços por ela prestados, organizando, qualificando e agregando valor a todo o processo de recolhimento de lâmpadas fluorescentes danificadas em empresas de ramos diversos. Com este software, a empresa é capaz de realizar o controle de coletas de lâmpadas fluorescentes, serviço qual a empresa hoje realiza, sendo todos os dados gerenciados e otimizados para uma administração completa e qualificada desde o início até o final do processo, ocasionando assim, uma maior organização gerencial e administrativa, melhorando o controle de investimentos e retornos, existindo a integração de dados de todo o sistema. O sistema é integrado com os serviços disponibilizados pelas API’s do Google Map, com a proposta de realizar solicitações de rota até o cliente, gerando uma visualização ampla dos pontos a serem coletados, com informações que serão utilizadas para agregar a empresa soluções de qualidade na questão de logística.
Aluno(s): Cauê Ostermann e Maicon Furtado
Palavras-chave SISLOG, ReciclaSul Logística Reversa, sistema, coletas, lâmpadas, Google Maps.
Download


Sistema de Placar ao Vivo – Aplicativo para Dispositivos Móveis

Este trabalho descreve o Sistema de Placar Ao Vivo, que possibilita o envio ou recebimento de informações referente aos jogos que estão ocorrendo no momento. Com este aplicativo, os usuários terão as informações mais importantes das partidas que estão sendo jogadas, das rodadas do campeonato e da classificação das equipes. Estes dados são consumidos através de um Web Service, que é acionado em tempo real por outro aplicativo separado. Alguns pontos fortes desse software são a simplicidade e agilidade com que são inseridas e visualizadas as informações. O usuário que aderir o aplicativo no seu celular, estando apenas conectado com a internet, consegue ver o placar de todos os jogos ao vivo, quem fez os gols, alguns lances importantes, enfim, o detalhamento completo da partida. Sendo todos esses dados inseridos no software através de outro aplicativo que será administrado pelo “Repórter”.
Aluno(s): EDUARDO MORALES DE OLIVEIRA
Palavras-chave Placar ao vivo, Aplicativo android, Dispositivos móveis, Futebol na Rede.
Download


Gerenciador de Pesquisas Acadêmicas

Esse trabalho apresenta o desenvolvimento da aplicação online chamado de EDUC@-Pesquisa, que é um projeto criado para gerenciar pesquisadores, orientadores e suas pesquisas que serão realizadas nos setores do Hospital Escola, administrados pela Fundação de Apoio Universitário que auxilia na execução dos projetos e atividades da Universidade Federal de Pelotas. Dentre os pontos fortes da aplicação destacam-se a simplicidade como são tratadas a administração e as etapas para a realização das pesquisas, desde seu início até seu término, a agilidade ao gerar relatórios que são de requisitados pelo Ministério da Educação.
Aluno(s): Guilherme de Medeiros Nunes
Palavras-chave EDUC@-Pesquisa, Gerenciador de Pesquisas Acadêmicas, CakePHP, jQuery, Fundação de Apoio Universitário.
Download


BHGERVENDAS Gerenciador de Pedidos e Viagens

Este projeto consiste em um sistema de gerenciamento de compra, vendas, viagens e controle de cheques de uma vendedora autônoma de roupas em geral. O sistema se chama BHGerVendas e seu objetivo é de garantir um maior controle das vendas e compras para poder assim obter um maior lucro e organização. O sistema foi desenvolvido em Java, na plataforma JavaFX, sendo este responsável por todas as rotinas e regras de negócio implantadas no sistema. Um sistema multi-plataforma, contando com um módulo externo implantado em um dispositivo móvel, mais especificamente, um smartphone com sistema operacional Android, provendo assim uma portabilidade maior de suas informações. A comunicação é feita através de um WebService, garantindo que as informações se mantenham sempre atualizadas, evitando assim erros de cálculos e controle de contas.
Aluno(s): Luiz Eduardo Barbosa Hernandorena
Palavras-chave compra, venda, roupa, webservice, JavaFX, sacoleira, restful, Android
Download


MB Project – Sistema de Controle de Projetos

Este documento tem como principal objetivo apresentar uma solução para uma empresa de desenvolvimento de Sistemas WEB. O processo de tomada de decisão do gerente de projeto passa por problemas recorrentes de falta de comunicação, atrasos no prazo de entrega, controle e gerenciamento de tarefas para os funcionários. Logo, o gerente necessitará cada vez mais de meios que lhe permitam proceder quando submetido a esses problemas. Além disso, ao definir o plano de estratégia de desenvolvimento do projeto, tendo em mente que o plano é uma estimativa do que deve acontecer. Por isso, para minimizar esses problemas e permitir ao gerente um controle de seus projetos foi implementado um Sistema de Controle e Gestão de Projetos chamado MB Project o qual foi desenvolvido na plataforma Java, com desenvolvimento para visualização WEB, podendo ser acessado usando um navegador em ambiente Desktop.
Aluno(s): Matheus Lorenzato Braga
Palavras-chave gerenciamento de projetos, controle de tarefas, manipulação do fluxo do projeto
Download


Gerenciador para o Serviço de Consciência do Contexto do EXEHDA

Este trabalho tem como objetivo central conceber uma ferramenta para gerenciar o Serviço de Consciência do Contexto presente no Middleware EXEHDA. Dentre os principais aspectos implementados, tem-se: manipular dados armazenados no RIC – Repositório de Informações Contextuais; prover funcionalidades pelo qual o usuário possa personalizar a aplicação às suas necessidades. Deste modo, este trabalho visa contribuir para o avanço do emprego EXEHDA em situações de uso efetivo. Em particular, o estudo de caso desenvolvido neste trabalho, contempla a utilização do EXEHDA no Projeto AMPLUS. O Projeto AMPLUS, tem por finalidade promover soluções da Computação Ubíqua para o LDAS – Laboratório Didático de Análise de Sementes da FAEM/UFPEL.
Aluno(s): Mauricio Madruga de Azevedo
Palavras-chave Computação Ubíqua, EXEHDA, Consciência do Contexto, Projeto AMPLUS
Download


SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO POR SEQUÊNCIA

Com o objetivo de auxiliar adolescentes no aprendizado de raciocínio e pensamento lógico foi pensado no desenvolvimento de um software no qual abstraísse a interação de um brinquedo utilizado para ensino de lógica e mostrasse o algoritmo feito pelo usuário neste brinquedo em um diagrama dentro do software no intuito de auxiliar o ensino e aprendizado de raciocínio lógico. O brinquedo de ensino de lógica escolhido foi o Topobo pois o mesmo ganhou prêmios de o brinquedo robótico mais divertido’ e se mostrou eficiente em ensinar conceitos de física e lógica a crianças de 5 anos. O diagrama escolhido foi o diagrama de atividades porque o mesmo possui um padrão fácil e intuitivo de ser aprendido e possui ferramentas para execução de atividades em paralelo, conceito utilizado pelo Topobo. O Topobo é o primeiro brinquedo de construção do mundo com memória cinética, com a capacidade de gravação e reprodução de movimento físico. O Topobo tem a possibilidade de encaixar suas peças, onde o mesmo possui peças passivas (estáticas) e peças ativas (robóticas), estas ultimas são capazes de gravar e reproduzir o movimento feito nelas através de um botão. O diagrama de atividades é um diagrama especificado pela Linguagem de Modelagem Unificada (UML) e descreve o fluxo de um requisito do sistema. O diagrama de atividades possui um ponto de início, representado por um circulo branco, um ponto de fim, representado por um ponto preto, e entres estes dois existem vários ‘balões‘ nos quais são chamados de atividades e são representados por uma forma oval.
Aluno(s): Sidnei de Oliveira Dias
Palavras-chave Topobo, UML, Diagrama de atividade, Netbeans platform, Java, Educação, Aprendizado, Raciocínio Lógico, Lógica de Programação.
Download


Trabalhos de 2012 – 1

Sistema de Ordens de Serviço HDA Soluções em Informática

Este trabalho tem como proposta desenvolver um sistema de controle de ordens de serviço para a HDA Soluções em Informática. A ideia surgiu quando foi constatado que seria necessário um sistema melhor que o usado anteriormente, que fosse mais seguro, rápido e que principalmente possuísse um acesso via internet. O diferencial deste sistema é a praticidade em criar uma nova ordem de serviço com a certeza de que o cliente irá receber o recibo de abertura que é enviado automaticamente por e-mail, evitando o extravio do documento e principalmente evitando que ele não possua este comprovante.
Aluno(s): Augusto Carriconde Marques Júnior
Palavras-chave ordem de serviço, loja de informática, manutenção de computadores.
Download


SISACAD Sistema Gerenciador de Academias Desportivas

Este trabalho descreve o sistema SisAcad (sistema de academias), que tem como objetivo a informatização de academias de diversos portes. O sistema apresenta uma serie de funcionalidades, tendo com principais, cadastro de frequência, controle de equipamentos, área especifica para alunos acompanharem seu desenvolvimento, financeiro, contas a receber e a pagar. Estas funcionalidades podem ser utilizadas a partir da necessidade do usuário. Estas funcionalidades, tem como objetivo possibilitar o controle de uma academia ou até mesmo de uma rede de academias desportivas. Estas funcionalidades foram acrescentadas de acordo com a necessidades verificadas nas academias e demonstradas por seus frequentadores. Destacasse ainda neste sistema a integração entre a parte gerencial e a dos usuários, onde ambas buscam a simplicidade e agilidade sendo o sistema totalmente voltado para a web, assim facilitando o acesso aos dados diversos e as suas funcionalidades.
Aluno(s): Emanuel Marques Queiroga
Palavras-chave SisAcad, Academias, Sistema web
Download


INTRANET INSTITUCIONAL E SISTEMA DE PEDIDOS

O objetivo deste trabalho é apresentar um framework para aplicações em PHP e desenvolver, sobre ele, duas aplicações para os servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense. A primeira é uma intranet institucional, com módulos de gerenciamento de documentos, administração de controle de frequência, pesquisa de carga patrimonial e abertura de pedidos de serviço. A segunda é uma aplicação para atendimento de pedidos de serviço (helpdesk) para registro de atividades dos atendentes. Ambos os sistemas são integrados tanto entre si como com o sistema administrativo já existente no IFSul, o SIGAADM.
Aluno(s): JAN MOTTA DE MELLO / WAGNER DOS SANTOS SICCA
Palavras-chave framework. intranet, helpdesk, administração de documentos, administração de ponto
Download


Trabalhos de 2011 – 1

Sistema Gerencial de Atletas para Centros Esportivos (SISGA)

Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Jogadores de Futebol para instituições que trabalham com categorias de Base, conhecido como Centro de Treinamento. O objetivo do sistema é informatizar os dados cadastrais dos atletas, e seu histórico no Centro de Treinamento, proporcionando relatórios para o gerenciamento da instituição. O Sistema poderá ser acessado por profissionais cadastrados com contas e senhas pessoais, com perfis definidos pelo seu escopo de atuação, garantindo segurança na manipulação dos dados. Ocorrerá benefício em relação a funções executadas pela administração do CT, tornando processos mais ágeis e permitindo um melhor aproveitamento do tempo dos funcionários.
Aluno(s): Alexandre Soares de Souza Coelho / Élcio Renato Rickesvenzke
Palavras-chave Gerencial de Atletas; Sistema Fragata FC; Sistema Centro de Treinamento.
Download


Sistema de Gerência de Vendas para Dispositivos Móveis

O Sistema de Gerenciamento de Vendas (SGV) consiste numa aplicação para dispositivos mobile com SO (Sistema Operacional) Android. Essa aplicação foi desenvolvida para a necessidade de uma empresa a qual já possui um sistema de gerenciamento de vendas para desktop. O desenvolvimento deste aplicativo veio com a necessidade de um representante de vendas não ter que ir realizar uma visita a um cliente com diversos formulários pré-impressos, contendo informações sobre produtos, clientes, valores, embalagens para realizar um pedido. Com a utilização da aplicação esse processo do representante vai ficar mais prático e eficiente agilizando processo de análise administrativa do sistema, pois esta aplicação possui uma tecnologia que permite que um representante de vendas que estiver utilizando-a, sincronize dados com o servidor principal da empresa desde que tenha acesso a internet.
Com os dados sincronizados o processo de análise administrativa será realizado mais rápido pelo fato de que, com o processo antigo muitas vezes um representante de vendas tinha de enviar os formulários de pedidos, por não ter acesso aos recursos necessário para o envio. Logo, com os dados sendo sincronizados com o WebService desenvolvido e repassados para o servidor principal da empresa a análise administrativa será efetuada mais rápida agilizando o retorno aos pedidos.
Aluno(s): Andrei Silva da Silva
Palavras-chave: SGV, Android, dispositivo mobile
Download


SISLEGNO: Sistema de Vendas

O SisLegno está sendo construído através das necessidades apresentadas na empresa Zibetti, Ribes & Cia Ltda. que atua no mercado madeireiro na cidade de Pelotas no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal deste projeto é conceber um sistema para auxiliar na organização da empresa em questão, a tornar as funções dos funcionários no seu dia-a-dia mais ágeis, organizadas e com intuito da minimização de erros. Neste sentido, o sistema consiste em cadastros, pesquisa, edições e exclusões dos clientes e produtos do sistema, gerar orçamentos e pedidos, além de gerenciamentos de entregas e de estoque.
Aluno(s): Douglas Ribes Zibetti
Palavras-Chave: Sistema de Vendas, mercado madeireiro.
Download


eMemo: Sistema Gerenciador de Memorandos

Este trabalho descreve o sistema eMemo, que possibilita o envio e recebimento de memorandos entre as unidades da Defensoria Pública da União. Com este sistema, a comunicação entre elas se dará de forma ágil, rápida e com baixo custo.
Os pontos fortes desse software é a simplicidade e agilidade que é feito o envio de um memorando e a possibilidade de visualizar todo o histórico de movimentação dele, como qual usuário enviou, quando enviou, que usuário leu, quando leu, se respondeu. Com isso acabando com o problema de demora no envio/recebimento, extravio e perda de documentos.
Aluno(s): Gustavo Corrêa de Souza
Palavras-chave eMemo, Sistema de troca de documentos, Memorando, Java, Primefaces, Defensoria Pública da União.
Download


Rede Social de Games

Este trabalho consiste na criação de uma rede social de games. A ideia principal é criar uma rede social onde cada membro possa cadastrar os jogos que possui, incluindo as versões de cada jogo. Desta forma, os usuários poderão se relacionar com outros usuários que possuem uma biblioteca de jogos comum e trocar informações sobre os jogos.
Aluno(s): Jeferson de Oliveira Oliveira / Samuel Chiesa
Palavras-chave: Rede Social, Games.
Download


AMPLISOFT

Este projeto consiste na apresentação de um sistema que permite a gestão de filiais. Denominado Amplisoft, seu objetivo é automatizar processos, centralizar dados, administrar e organizar, visando atender as necessidades da empresa Acústica Amplivox Ltda. Programado na linguagem Java, este irá prover ferramentas e processos fundamentais para o funcionamento de uma filial e, também, interface gráfica fácil e amigável. Partindo de um módulo de cadastros até o atendimento dos pacientes, resultando em um melhor controle das informações. Para garantia de um melhor atendimento, o agendamento é realizado através de agendas distintas entre fonoaudiólogos e filiais. Tratando se de um sistema cliente/servidor, todos os dados serão centralizados e transmitidos via WebService, garantindo a segurança – através de um certificado SSL, integridade e unicidade dos dados, assim informações pertinentes poderão ser acessadas de qualquer localidade, como o histórico do paciente, por exemplo. Quando acessado por um colaborador seu perfil de atuação é definido e liberado apenas áreas do seu escopo de atuação.
Aluno(s): Ricardo Baneiro Heck
Palavras-chave Gestão de filiais, Amplisoft, Amplivox, WebService, Java, Aplicações em nuvem.
Download


Processamento de Imagens para Reconhecimento de Placas de Veículos em Sistemas de Estacionamento

O sistema de controle automatizado para estacionamentos é um projeto que foi desenvolvido para gerenciar e controlar o fluxo de entrada e saída de veículos.
O principal objetivo é automatizar o processo de identificação da placa dos veículos tendo em vista que a identificação manual é o único ponto que impede ainda um sistema neste ramo de ser cem por cento automatizado.
Esta identificação ocorre através de um algoritmo desenvolvido baseado em algumas abordagens e princípios sobre Realidade Aumentada,que com o auxilio de uma câmera de vídeo,captura a imagem da placa e faz a leitura da mesma, tornando o processo de controle mais eficaz e seguro.
Aluno(s): Robson Fernandes Leal / Roger Tessmer Siqueira
Palavras-chave sistema, estacionamento, automatizar, realidade aumentada, controle.
Download


Sistema de Apoio ao Controle de Desenvolvimento de Carreira

O principal objetivo do projeto é informatizar toda a parte de avaliação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pelotas. Assim, facilitando para o setor de Recursos Humanos a visualização de todos os servidores tecnico-administrativos.
O ponto principal do projeto é a avaliação dos servidores poder ser realizada através de um sistema, sem haver a possibilidade de extravio ou soliticação de algum material errado. Toda a avaliação hoje em dia é realizada através de papéis.
Aluno(s): Thiago Patrick Barbosa Oliveira
Palavras-chave Avaliação, Servidores.
Download