Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática está com inscrições abertas

Os cursos das Engenharias e da Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem de 23 a 27 de outubro a Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática, que nesta edição traz como tema “A Matemática está em tudo!”. O evento será composto por palestras, mostras de trabalhos e minicursos e ocorrerá no Pelotas Parque Tecnológico e nos laboratórios de informática no Campus I da UCPel.
O objetivo da Semana é promover a divulgação científica e disseminar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nas áreas da Matemática e das Engenharias. Profissionais e pesquisadores convidados serão os responsáveis por apresentar assuntos voltados às diversas áreas da Engenharia e Matemática, explica o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Cláudio Diniz.

Confirmaram presença no evento o autor de oito livros didáticos, apreciador da matemática e ex-professor da UCPel, Lino de Jesus Soares, que irá falar sobre a matemática e a tecnologia a partir do século XVII. O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência nas áreas da Engenharia Elétrica e Engenharia Química, Marcelo Esposito, vai abordar o uso de técnicas de modulação e de estimadores de estado no controle da velocidade de motores elétricos.

Dando continuidade na lista de confirmados, o diretor de inovação da empresa SAP Labs Latin America, Matias Schertel, irá apresentar o tema “Criando Software para Seres Humanos: a importância da empatia para desenvolvedores de software”. O professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Odair Antonio Noskoski, com experiência na área de matemática e engenharia elétrica, finaliza a lista de confirmados até o momento.

Com inscrições gratuitas, realizadas através deste link, a Semana Tecnológica das Engenharias e Matemática conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC).

Os interessados em apresentar trabalhos durante a Semana Tecnológica devem realizar inscrição até o dia 16 de outubro neste link. A programação completa do evento, como dias e horários, locais e lista de palestrantes confirmados poderá ser conferida em breve através do site http://computacao.ucpel.edu.br/semana/.

Redator: Alisson Lopes

foto da notícia