III Semana Integrada das Engenharias prossegue até sábado (22)

Sabe como funciona uma impressora 3D? Ou como montar um sistema de aquisição de dados meteorológico? Estes e outros projetos desenvolvidos por acadêmicos e mestrandos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão em exposição na III Semana Integrada das Engenharias, que ocorre no Campus II da Universidade até o dia 22 de outubro.
Além da apresentação de trabalhos produzidos por acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, a programação contempla a realização de palestras, minicursos e visitas técnicas. “O evento foi planejado para proporcionar a troca de experiências entre acadêmicos e profissionais que atuam em empresas de alta tecnologia”, informa o coordenador dos três cursos de graduação, professor Leandro Zafalon Pieper.
Na Mostra de Trabalhos, 12 projetos estão sendo apresentados, mas esse número deverá crescer conforme a realização do evento, informa o professor Claudio Machado Diniz. A Mostra foi criada com a intenção de incentivar o contato de alunos do ensino médio com as áreas das engenharias. Diversas escolas foram convidadas para participar da atividade que é gratuita. 
Responsável pela criação de uma impressora 3D, o mestrando em Engenharia Eletrônica e Computação, Lucas Costa, pesquisou vários modelos até montar o que está exposto na Mostra. A impressora foi construída com materiais de baixo custo e utiliza o plástico PLA para fazer a impressão de diversos projetos. “Eu já tinha algumas peças e comecei a pesquisar sobre o sistema durante a realização da minha graduação, mas a montagem ocorreu mesmo no final do ano de 2015”, conta.
Outro trabalho que está chamando a atenção dos visitantes é uma estação de sistema meteorológico. Elaborado pelo acadêmico de Engenharia Eletrônica Matheus Fernandes da Silva, o projeto recolhe dados como temperatura, umidade e pressão atmosférica de minuto a minuto. Todas as informações são transferidas para um computador possibilitando a caracterização do clima. “Utilizei materiais de baixo custo e disponíveis no mercado como canos de PVC, material plástico como pratos e sensores de pressão”, explica.
A abertura do evento, ocorrida na noite de segunda-feira (17), foram convidados o representante da TEWAC Tecnologia, Rafael Gebert, e Eduardo Antunes. Os temas Sistemas Embarcados e Como montar uma Startup foram apresentados. A Semana prossegue nesta terça-feira (18) com a realização de mais duas palestras. Confira o restante da programação abaixo:
18/10
19h15min – Projeto de Software para Nuvem – Sidnei da Fonseca Pereira Jr.
20h30min – Coffee Break
20h45min – Palestra Energia Solar: Desafios e Possibilidades – Alex Chagas (Inove Energias Renováveis)
19/10

Mostra de Trabalhos
Visitas Técnicas
20/10
16h – Mostra
19h15min – Palestra – Eficiência Energética na Indústria Eberson Barros (Barros Eletro Motores)
20h30min – Coffee Break
20h45min – Palestra – Projeto e Desenvolvimento do Microcontrolador ZR16 – Um Caso de Sucesso Prof. João Baptista Martins (UFSM)
21/10
16h – Mostra
19h15min – Palestra – Chip Codificador/Codificador de Séries Temporais em Redes AC – Algoritmos em Silício – Prof. Sergio Bampi (UFRGS)
20h30min – Coffee Break
20h45min – Painel: A interação entre Engenharia e Saúde
22/10
09h – Minicurso Autocad LateX 
10h45min – Minicurso – Autocad- LateX
14h – Minicurso – Conheça o Arduíno – LateX
 
Vestibular
O curso de Engenharia de Computação está entre as 21 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2017, que a partir desta edição terá três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site ucpel.edu.br/vestibular. A taxa de inscrição para o Vestibular Agendado, prova tradicional e para uso da nota do Enem é de R$ 50 até o dia 07 de novembro. Candidatos à Medicina pagam R$ 150, também até 7 de novembro. Após essa data, os valores serão alterados. 

foto da notícia